quarta-feira, 30 de março de 2011

Conselho Federal fica mais rígido com especialistas em medicina estética

   O Conselho Federal de Medicina está estudando impor novas regras aos médicos que dizem atuar ou serem especialistas em medicina estética. A idéia é evitar que médicos não especialistas em cirurgia plástica realizem tais procedimentos.

   Uma das idéias que se está pensando em implantar é proibir o uso do médico em qualquer tipo de anúncio, mesmo seu cartão, por exemplo, de que ele atua ou é especialista em “medicina estética”. Por ser um termo muito abrangente, muitas vezes o paciente é levado a erro e acredita ser aquele médico capacitado para realizar um procedimento de cirurgia plástica. A realização de cirurgia plástica, contudo, pode ser realizada apenas por médicos cirurgiões plásticos.

   Além disso, o ramo da medicina estética não é considerada uma “especialidade” pelo Conselho Federal de Medicina. O argumento é que outras especializações já capacitam o médico a realizar os procedimentos aprendidos no curso de medicina estética, como botox, peelings e preenchimentos de rugas.

   Assim, o alerta sempre útil que fica é que toda pessoa deve evitar se submeter a procedimentos de cirurgia plástica com médicos que não sejam cirurgiões plásticos, visto que, por exemplo, mesmo a mais simples das lipoaspirações não pode ser realizada senão por um cirurgião plástico. Médicos sem essa especialidade não podem realizar cirurgias plásticas, mesmo que atuem na área da “medicina estética”.

terça-feira, 29 de março de 2011

Texturas e preenchimentos dos implantes mamários

   Em outro momento abordamos os tipos de próteses e suas indicações para cada paciente. Agora, nos resta falar um pouco sobre a texturas das próteses de silicone que podem ser lisas ou texturizadas.
TEXTURAS


Prótese texturizada:

  
  O implante texturizado tem a superfície áspera, por isso quando implantado através da cirurgia ele tende a permanecer na posição em que foi colocado pois sua superfície áspera se adere aos tecidos do seio. Ele também apresenta menos risco de contratura capsular, porém, o implante texturizado é mais propenso a acumular fluidos (deformidades) ao seu redor.

Prótese Lisa:
 
  O implante liso apresenta  menor taxa de enrugamento, porém é mais fácil  o seu descolamento para um lugar nada apropriado.

PREENCHIMENTOS: 

  Quanto ao seu preenchimento, o implante pode ser tanto de gel de silicone como salina:

Gel de silicone: tanto a prótese texturizada quanto a lisa, são preenchidas com gel de silicone. As próteses de hoje em dia utilizam gel de silicone coesivo e não líquido. Com o gel coesivo não há o risco de vazamento ou de a prótese se romper. Com o preenchimento coesivo a prótese fica com um aspecto bem natural, visto que a palpação e a textura são bem próxima dos tecidos.

Salina: esse tipo de preenchimento ainda não foi aprovado pela Anvisa, porém é o mais utilizado nos EUA e está bem perto de se tornar utilizado no Brasil também. A prótese é inserida ainda vazia e preenchida com soro fisiológico. O preenchimento salino tem a textura mais artificial e corre um maior risco de vazamento do que a prótese preenchida com gel de silicone.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Cartilha de segurança terá um capitulo especial para pacientes bariatricos


  Muitas pessoas que por conta própria não conseguiriam perder uma grande quantidade de peso, se submetem a cirurgia bariátrica (cirurgia para reduzir o tamanho do estomago). Com essa cirurgia é possível perder muito peso em pouco tempo. Depois da cirurgia bariátrica, há um outro desafio que é modelar o corpo e retirar a grande flacidez da pele. É por isso que médicos estão criando diretrizes para pacientes que após a cirurgia bariátrica desejam fazer a cirurgia plástica. A procura de pacientes, que antes eram obesos, pela cirurgia plástica aumentou muito nos últimos anos. Pois após reduzirem o estômago, estes mesmos pacientes procuram cirurgiões plásticos para retirar o excesso de pele da barriga, costas e braços, decorrente do rápido emagrecimento.
    
   As novas diretrizes da cartilha de segurança emitida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica servem para proteger pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, visto que o risco de complicação da plástica nesses pacientes é maior, já que uma das diferenças destes pacientes é que após perderem muitos quilos eles continuam com as veias bem mais dilatadas do que o normal, isso faz com que a incidência de hemorragia após o procedimento seja maior. A pele fica com aspecto diferente, a estrutura óssea de quem conviveu muitos anos com a obesidade também é afetada. Tudo isso interfere no final da plástica.
     
  Por esses e outros motivos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vai lançar até setembro deste ano um manual com novas regras de cirurgia estética, que terá um capitulo especifico para os pacientes antes submetidos à bariátrica. Esse guia vem sendo preparado desde o ano passado, e conta com a participação de vários médicos, com a finalidade de trazer mais seguranças aos pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica.
 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Conheça os tipos de próteses mamárias


  A procura por implantes mamários nos últimos anos, impressionam até mesmo os próprios médicos. Com o interesse de possuir mamas mais definidas e maiores, muitas mulher realizam o seu sonho ao procurar um cirurgião plástico para que seja feita a intervenção cirurgica.
  Hoje em dia, existem vários modelos de próteses mamárias no mercado. Talvez as duas características que mais diferenciem uma da outra sejam o "formato" e a "textura".
  Vamos aproveitar esse artigo para falarmos do formato das próteses, mesmo sabendo que a preferência atual é a protése de formato redondo.
Prótese Redonda
Esse tipo de prótese pode ter o perfil baixo, alto ou super alto.

Perfil baixo: Pouco ultilizadas na prática, esse tipo de prótese possuem uma base mais larga e são mais baixas, indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. 


Perfil Alto:Possuem uma base menor do que a do perfil baixo, porém são mais altas, é a prótese mais indicada para a maioria das pacientes, visto que projeta os seios para frente, com pouca enfâse para o colo mamário.
Perfil Super Alto (ou cônica): Esse novo tipo de prótese é indicado para as mulheres que amamentaram ou perderam muito peso. Esse modelo é ideal para quem não apresenta tórax grande ou sofre com a flacidez da pele na região dos seios. 
Prótese Anatômica

Esse tipo de prótese possue um perfil “em gota” e geralmente é indicada a pacientes que tem mamas com formas e contornos estéticos, mas que deseja um aumento proporcional das mamas. Possui uma projeção frontal menor que as próteses redondas de perfil alto.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Segurança na cirurgia plástica: Nova cartilha com itens de segurança para pacientes de procedimentos estéticos

  Com medo de realizar cirurgia plástica por causa da possibilidade de uma possível complicação? Receia que o local em que será realizada a cirurgia não tenha as melhores condições para atendê-lo especialmente em caso de uma emergência? É na busca de proteger ainda mais os pacientes de cirurgiões plásticos que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lançou uma nova cartilha com orientações acerca das medidas de segurança que devem ser obrigatórias antes, durante e após a realização do procedimento cirúrgico.

  Entre as novidades que a cartilha traz, é a obrigatoriedade da cirurgia ser realizada em um local adequado, ou seja, com os equipamentos necessários ao bom desenvolvimento do procedimento, bem como, desfibrilador sempre disponível. Além disso, deve haver uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ao menos um banco de sangue próximo a sala de cirurgia.

  Quanto aos cuidados de pré-operatório, agora é obrigatório que o paciente realize um detalhado exame de sangue. Além disso, um médico anestesista tem de estar presente antes e durante a operação. O médico cirurgião plástico não pode acumular a função de cirurgião e anestesista. Da mesma forma, não pode mais o médico cirurgião interferir no trabalho do anestesista, obrigando ele a aplicar a anestesia que desejar. O anestesista deve ter total liberdade para realizar seu trabalho, podendo o cirurgião apenas sugestionar, sem exigir qualquer tipo de anestesia.

  Com essas mudanças, busca-se aumentar a segurança dos procedimentos estéticos cirúrgicos. Atualmente, os riscos a saúde de um paciente são pequenos se realizados dentro dos parâmetros e higiene e segurança estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Com essas novas medidas, pacientes que tem medo de se submeter ao procedimento estético poderão fazê-lo com maior tranqüilidade.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Malefícios da Calça Jeans apertada: como a cirurgia plástica pode ajudar



   As tradicionais calças jeans já são a marca registrada de muitos homens e mulheres. Especialmente elas, na busca de reforçar a silhueta e deixar a aparência mais agradável, muitas vezes utilizam calça jeans apertada. Essa prática bastante comum pode causar danos a saúde da mulher.

  Levantar o bumbum com a ajuda da calça jeans pode colocar a circulação na região em risco. As calças jeans apertadas dificultam o retorno do sangue venoso. Entre as outros malefícios que a calça jeans pode apresentar são o surgimento de varizes, celulites até mesmo podem afetar a digestão devido apertar o estômago.

  Um malefício adicional para quem usa calça jeans apertada está no acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo da mulher, como o aumento da “barriguinha” e até mesmo o aparecimento de gordura nas laterais das costas. Por outro lado, os quadris podem ficar “retos” com o tempo devido a compressão da calça.

  Para corrigir esses problemas, a cirurgia de lipoaspiração pode ser usada para eliminar a gordura localizada que acumulou na barriga. Além disso, a lipoescultura pode, além de retirar a gordura localizada, dar novo formato ao bumbum, deixando a silhueta da paciente mais agradável. A drenagem linfática vem no auxílio para melhorar a circulação sanguínea na região afetada.

  Independentemente do tratamento estético adotado, cabe o conselho para que as mulheres que gostam de usar calça jeans o façam com equilíbrio, evitando usa-las de forma muito apertada.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Noivas querem fazer cirurgia plástica


  O casamento é para muitas mulheres o momento mais importante nas suas vidas. Não pra menos, toda noiva passa por um especial tratamento de beleza antes da realização da cerimônia de casamento. Sao as horas e mais horas no cabeleireiro, aliás, no salão de beleza.



  Sem falar no tempo despendido para a escolha do vestido de casamento. Diante dessa vaidade para com uma ocasião tão especial, muitas mulheres que vão se casar, tem cada vez mais procurado um cirurgião plástico para melhorar o visual. Na Inglaterra 58% das noivas e 39% dos noivos estão dispostos a fazer uma cirurgia plástica ou outro procedimento estético, como preparativo para o casório.


  Entre os procedimentos estéticos mais procurados pelas noivas, estão a colocação de próteses de silicone nos seios, preenchimento com botox, lipoaspiração,otoplastia para usar cabelos presos, entre outros. O investimento dessas mulheres varia, mas chega a bater o teto dos R$ 10.000,00 (dez mil reais). Tudo isso para estarem perfeitas em uma data tão importante como é o casamento.



  Contudo, antes de realizar uma cirurgia visando seu casamento, é bom lembrar que tal procedimento deve ser feito com antecedência de quatro a seis meses, dependendo do desejo da paciente. Portanto, o ideal é consultar um médico cirurgião o quanto antes, para obter o máximo de informações acerca do procedimento estético a ser adotado. Além disso, mantenha uma perspectiva realista quanto ao resultado, nunca se esquecendo que a mudança que executar será para a vida inteira, assim, não tome uma decisão precipitada.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Curiosidades sobre as famosas próteses mamárias


  Muita mulheres desejam fazer implantes de silicone. Então, aqui, aproveitamos para listar algumas informações básicas sobre as próteses mamárias, bem como, o procedimento para sua colocação:



-> Há três décadas, a maioria das cirurgias de mama era reparadora. As próteses mais utilizadas eram as de 100 a 150 ml.

-> No decorrer da década de 90 a procura pela prótese teve um crescimento significativo e a quantidade de silicone implantado passou a ser de 180 ml a 210 ml.

-> Nos anos 2000, a década começou com próteses de 235 ml e, nos últimos dois anos, as mais procuradas foram de 300 ml.

-> Uma novidade que chega em breve ao Brasil são as próteses ajustáveis. A diferença em relação às convencionais é que existe uma espécie de dreno, como se fosse uma esponja na prega da mama, para preencher/ injetar soro quando necessário. Existe uma válvula que não permite a saída do soro. Já o tamanho e o preço são combinados de acordo com a vontade e a possibilidade, da mesma forma que ocorre com o silicone tradicional. A versão ainda aguarda aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

-> Com as próteses atuais, mais resistentes e seguras, não há um prazo específico para a troca do implante. 
-> As próteses utilizadas no Brasil são feitas de gel coesivo (espécie de "gelatina bem consistente"). Se cortadas ou rompidas, o conteúdo não escorre pelo corpo.

-> A dúvida mais frequente é sobre o volume que deve ser colocado. Além do desejo da paciente, a recomendação é a de levar em conta a proporção do implante em relação ao tamanho e formato do corpo da mulher, para que a paciente não saia da cirurgia com as mamas artificiais e não compatíveis com o seu biótipo.
  
-> Independentemente da forma de colocação que for escolhida, a anestesia pode ser geral, peridural ou local com sedação. O tempo de internação pode ser de 12 a 24 hs.

-> É fundamental seguir todas as recomendações de pré e pós-operatório e saber que toda cirurgia plástica é, de fato, uma cirurgia e oferece riscos.

-> Nunca operar em consultórios ou clínicas sem condições de dar suporte integral à vida - ou seja, que não possuam CTI e pessoal habilitado e treinado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Benefícios da Lipoaspiração de Submento


 
   Para quem se incomoda com o contorno do rosto, especialmente em função do contorno dado pelo pescoço e pela mandíbula a face, é de especial utilidade saber que é possível, por meio de uma cirurgia plástica chamada Lipoaspiração de Submento, melhorar os contornos do semblante.

   A lipoaspiração de submento é a técnica estética utilizada para recuperar ou acentuar os contornos faciais, especialmente os ângulos, dando uma melhor definição ao rosto da paciente. O objetivo da cirurgia é eliminar o “papinho”, além de proporcionar uma aparência facial mais jovem e agradável.

   A realização da cirurgia envolve a introdução de uma cânula extremamente fina em um pequeno corte na pele que, com movimentos adequados, conduz a retirada do excesso de gordura da região. O tempo de cirurgia varia entre 40 a 60 minutos, com a aplicação de anestesia local. Normalmente, o resultado da lipoaspiração de submento é visto dois meses após a cirurgia.

   Os cuidados do pós-operatório deverão ser seguidos conforme as orientações do médico cirurgião plástico para a obtenção de um melhor resultado.

sábado, 12 de março de 2011

Vaidade e Cirurgia Plástica

 
  Não é de hoje que a cirurgia plástica vem sendo cada vez mais um meio pelo qual as pessoas encontram satisfação com sua aparência. Um retoque aqui e ali e pronto! Tem-se um paciente feliz e com a auto-estima renovada.

  É interessante dizer que quando as cirurgias plásticas começaram a ser utilizadas no meio médico, seus fins normalmente eram em grande escala reparadores ao invés de estéticos. Essa situação, contudo, mudou drasticamente com o passar dos anos. Apenas para se ter uma idéia, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, das 629 mil cirurgias plásticas realizadas em 2008, 457 mil foram estéticas o que representa 73% do total, sendo o restante reparadoras, ou seja, apenas 27%. E isso porque estamos falando apenas do ano de 2008. Logicamente, a tendência é o aumento cada vez maior na procura de cirurgias plásticas com fins puramente estéticos.

  Entretanto, a vaidade não deve levar a pessoa a tomar decisões precipitadas. Alguns, na busca de tratamentos com efeitos mais imediatos e baratos, se submetem a cirurgias em locais duvidosos e, em alguns casos, até mesmo com médicos que não são cirurgiões plásticos. Outros chegam ao absurdo de aceitar tratamentos a base de silicone industrial, que é extremamente prejudicial à saúde!

  Portanto, toda pessoa que sente desejo de fazer uma cirurgia plástica deve agendar uma consulta com um médico cirurgião plástico. Até porque, apenas um cirurgião plástico tem o conhecimento necessário não apenas para realizar a cirurgia da melhor forma, mas também quanto as orientações que a paciente deverá seguir no pré e pós-operatório, assunto que, inclusive, já foi tratado nesse blog. Um cirurgião plástico competente, também indicará ao paciente o melhor local para a realização da cirurgia, com o aparato médico necessário.

  A Defyna Plástica oferece aos seus clientes a melhor equipe, bem como infraestrutura, para consulta, cuidados com pré e pós-operatório e local equipado para um bom transcorrer da cirurgia.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância do pré e pós-operatório na recuperação da lipoaspiração


  

  Muitas pessoas, ao decidirem fazer lipoaspiração, independentemente do motivo que as levou a tomar tal decisão, esquecem-se de que há cuidados a serem tomados antes e depois. Esses cuidados que antecedem e procedem a lipoaspiração, são chamados de pré e pós-operatório.




  Um pré-operatório é importante para a lipoaspiração, visto que, se for realizado seguindo as prescrições do médico, poderão ser de grande valia durante o procedimento cirúrgico com uma melhor resposta do organismo e o resultado será também muito agradável. O pré-operatório, serve, entre outras coisas, para desintoxicar o corpo, e pode ser feito por meio de drenagens linfáticas.



  Tão ou mais importante que o pré-operatório, é o pós-operatório. Com um bom pós-operatório, o que envolve uma alimentação adequada, especialmente as drenagens linfáticas e outras terapias, podem ajudar o corpo a dar uma resposta mais rápida ao procedimento. Com um bom pós-operatório, a recuperação terá um ritmo mais acelerado e os resultados serão melhores. Com o pós-operatório é possível uma melhor modelagem corporal além da cicatrização. 


  Assim, com a decisão de se submeter a uma cirurgia plástica é, portanto, importante que a paciente considere também a necessidade de obedecer um estrito pré e pós-operatório, conforme as orientações do médico cirurgião responsável, para a obtenção de um melhor resultado. A equipe Defyna Plástica conta com profissionais competentes para oferecer o melhor pré e pós-operatório ao paciente.  





domingo, 6 de março de 2011

Métodos para rejuvenescer a face

  Hoje em dia são muitas as técnicas para encobrir os sinais de envelhecimento. Apesar da cirurgia plástica ser um método eficaz para melhorar o aspecto da face, para aqueles que preferem um método alternativo, existem outros tratamentos que auxiliam na melhora do aspecto facial. São conhecidos como: preenchimentos, peelings e a toxina botulínica.


Preenchimento

  Os preenchimentos tem como objetivo amenizar os sinais da idade, bem como, tratar a região da boca e o redor dela, onde podem aparecer rugas e sulcos com o decorrer do tempo. O procedimento pode ser feito com a aplicação de ácido hialurônico, que permite preencher e uniformizar sem agredir o organismo do paciente.


Peeling 


  Os peeling podem ser usados para tratar rugas finas, embaixo dos olhos ou em volta da boca. As rugas e manchas causadas pelo sol ou por fatores hereditários podem ser tratados ou até mesmo eliminados com esse tratamento, visto que o peeling é uma técnica em que se aplica uma solução química na pele, provocando a sua descamação e o surgimento de uma nova pele mais lisa e menos enrugada.


Toxina botulínica


  A toxina botulínica ou botox é um grande aliado para corrigir imperfeições na parte alta da face, como pés de galinhas e rugas de expressão. A toxina quando é injetada liga-se aos terminais nervosos e tem o poder de inibir a liberação de acetilcolina, que é o neurotransmissor responsável por enviar impulsos elétricos que contraem o tecido muscular, onde ocorre a paralisação do movimento muscular que, por sua vez, produz um efeito relaxante para as rugas e expressões.


  A aplicação do botox deve ser feita por um profissional qualificado no consultório e não requer anestesia.

 Para executar esses tratamentos é necessário passar por uma avalição com um especialista pois apenas ele poderá indicar o melhor método para cada tipo de caso, visto que dependendo da situação, será necessário uma método mais invasivo como até mesmo uma cirurgia plástica.


quinta-feira, 3 de março de 2011

A importância da água para cirurgias e tratamentos estéticos




 

 
A água é fundamental para o ser humano. E diz-se isso não apenas pelo fato de que o homem não consegue se manter vivo se ficar mais do que 3 dias sem beber água, mas também por outros benefícios que dela recebemos. Por exemplo, os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio existente na atmosfera. A água é a “estrada” de navios, barcos e outras embarcações. O sal que usamos é extraído dos oceanos. Agora, talvez algo que ainda não seja tão conhecido pelas pessoas, é a importância da água para um tratamento estético.
 
 
  Mexer com o corpo humano, é mexer também com um dos seu principais componentes: a água. A água é parte vital de todos os tecidos do corpo humano. Por isso, quando estamos nos submetendo a um tratamento de cunho estético, que envolve, por exemplo, a cirurgia plástica, é necessário que o paciente siga a risca as instruções do médico cirurgião, mantendo uma alimentação saudável, mas também uma excelente rotina de ingestão de água.
 
 
  Entre os benefícios que listamos para o corpo durante o tratamento estético, podemos lembrar que a água hidrata o corpo, pele e cabelos, mantém o intestino funcionando com regularidade, auxilia na redução de infecções, pois facilita o transporte de minerais como o ferro (muito importante para fortalecer as defesas de nosso organismo), regula a temperatura do nosso corpo de acordo com a temperatura externa e etc.

 
  Portanto, sempre que se submeter a um tratamento estético, procure informações com o seu médico sobre o consumo de água. Independentemente disso, qualquer pessoa deve sempre manter um saudável e regular consumo de água.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Importância da malha cirúrgica no pós operatório

 

  Os cuidados no pós-operatório e as orientações dadas pelo médico são quase tão importantes quanto o ato cirúrgico. Por isso, é importante estar atento as instruções e segui-las adequadamente.
  Um fator importante para o sucesso do pós-operatório é o uso da malha cirúrgica de compreensão.
  Mas qual o efeito da malha? Serve apenas para modelar o corpo?
  A malha usada no pós operatório exerce uma compressão suave e constante, com a finalidade de juntar tecidos que foram traumatizados durante a cirurgia.  
  As malhas também exercem a função de comprimir o espaço intercelular e com isso a água presente no linfa e no plasma sanguíneo não tem onde se acumular. Desta forma as malhas cirúrgicas ajudam a diminuir o inchaço no pós-operatorio. Esta água, quando acumulada pode provocar o edema, ou inchaço.
  Além disso, a compressão  também inibe o sangramento dos vasinhos o que diminui o aparecimento de manchas roxas. Outra importante característica das malhas compressivas é ajudar na cicatrização.
  Na medida em que se diminui o excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, e isso contribui para uma cicatriz mais uniforme e fina, evitando o surgimento de  queloides.
  O uso da malha se inicia logo após o termino da cirurgia. Ainda no centro cirúrgico o cirurgião e sua equipe fazem a escolha do tamanho ideal sempre tomando o cuidado de que a malha faça o efeito de comprimir sem impedir a perfeita circulação sanguinea.
  A malha deve ser usada por um ou dois meses dependendo da cirurgia e da recuperação do paciente. Nesse período a malha deve ser reajustada, pois ela pode perder a elasticidade.
  Além da malha de compreensão um fator importante que pode ajudar muito no pós operatório e a drenagem linfática e também a prática de caminhadas leves. Essas atividades intensificam os efeitos das malhas e ativam o sistema circulatório.
  Todos esses cuidados, contribuem para o resultado da cirurgia plástica e garantem uma recuperação mais rápida e confortável, por isso é importante sempre seguir as orientações de seu cirurgião plástico.