sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chocolate: de aliado a beleza a inimigo da boa aparência

  
   Quem não gosta de chocolate? Apesar de existirem, ainda são raras as pessoas que não gostam de chocolate. Mesmo aquelas pessoas que padecem de alguma doença que as impede de consumir chocolate por causa do açúcar já podem adquirir no mercado chocolates sem açúcar. A paixão pelo chocolate não é apenas nacional, mas mundial. Em época de feriados como a Páscoa então, a tradição dita que devem ser consumidos “ovos de chocolate”.

   
   De sorte que o chocolate traz inúmeros benefícios à saúde humana. Especialmente o chocolate amargo, com maior índice de cacau, pode ajudar na saúde do coração. Um estudo realizado na Alemanha revela que o consumo rotineiro de chocolate amargo alivia a pressão arterial. Contudo, esses benefícios são apenas no caso de consumo de chocolate amargo, o que, infelizmente, não é o que a maior parte da população brasileira faz. O chocolate mais consumido no Brasil é “ao leite” que contém cerca de 15% a 16% de taxa de gordura. Esse tipo de chocolate pode trazer alguns malefícios a saúde.


    
   Entre os malefícios que o consumo em excesso de chocolate ao leite pode causar estão espinhas, alergias e, talvez o mais temido dos “efeitos colaterais” que é o aumento de peso. Assim, especialmente para quem está fazendo tratamentos estéticos, o consumo excessivo de chocolate pode atrapalhar nos resultados do procedimento realizado. 


    
   Caso a mulher engorde devido ao consumo excessivo de chocolate, uma lipoaspiração poderá ajudar a eliminar a gordura localizada. Contudo, apesar de seu efeito revitalizador na aparência feminina, é importante que a mulher também realize um dieta adequada para manter a forma. A lipoescultura, por outro lado, pode ajudar a paciente a realçar sua silhueta pelo acréscimo de gordura retirada de uma área do corpo em outra como o bumbum.


    
   Portanto, o chocolate pode ser um aliado ou inimigo da boa aparência, o consumo equilibrado e saudável é que ditará o impacto na beleza pessoal da mulher. Todavia, caso haja consumo excessivo, a cirurgia plástica poderá ser a saída para resolver problemas de gordura localizada no corpo feminino.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Adeus a pele flacida do braço

  
   Quem não se incomoda quando ao dar um tchauzinho balançando os braços, exibe a sua grande flacidez no braço? 

   A flacidez dos braços por muito tempo não pôde ser corrigida através da cirurgia plástica, mas graças aos avanços, como a redução de incisões e o aperfeiçoamento das técnicas, muitas pessoas podem hoje corrigir este grande mal através da dermolipectomia de braço.

   O procedimento de dermolipectomia envolve a retirada de pele através de uma cicatriz que se encontra na dobra da axila e, dependendo do excesso pode ser feita uma cicatriz vertical que se estenderá pelo braço, dependendo do volume de pele flácida a ser retirada.

   Em casos onde há acumulo de gordura, conforme a particularidade da situação, a própria retirada de pele resolvera o problema, contudo, em outros casos pode-se associar a lipoaspiração. Isso ocorre principalmente em pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica, em que houve uma grande perca de peso.

   O pós-operatório requer um uso moderado dos braços para um bom resultado, para evitar forçar as suturas e garantir um boa cicatrização.

   Como qualquer outra intervenção cirúrgica esse procedimento deve ser feito em local adequado e com um profissional especializado, que após um exame concluiu que é necessária a intervenção cirúrgica.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crianças fazem Cirurgias Plásticas

  
   Pensar que cirurgia plástica é coisa de gente grande já pode ser considerado um pensamento ultrapassado. Em primeiro lugar, porque as estatísticas não apóiam essa tese. Atualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são realizadas 127.887 mil cirurgias plásticas por ano em crianças, o que representa 21% dos procedimentos cirúrgicos reparadores ou estéticos. Mas a cirurgia plástica não é indicada apenas para pessoas com certa idade, normalmente, que já atingiram ao menos a adolescência? Bem, mas há uma explicação.


  Acontece que alguns problemas estéticos acompanham a pessoa desde a infância, ou, melhor dizendo, desde o nascimento e, muitas vezes sua correção ainda cedo é o melhor para a própria formação da criança. Um exemplo muito comum de cirurgia plástica em crianças é aquela para correção de defeitos como a Sindactilia (dedos colados) ou a Polidactilia (excesso de dedos).  Essas cirurgias são realizadas entre os seis meses até os três anos de idade. Correções no nariz ou mesmo das famosas “orelhas de abano” também são bem procuradas por pais com filhos em tenra idade.



   Portanto, se uma criança sofre de problemas estéticos, é aconselhável que os pais façam com uma consulta com um médico cirurgião plástico para verificar a possibilidade da execução de uma cirurgia estética que venha amenizar ou corrigir o defeito. Como se pode perceber, a cirurgia plástica em crianças poderá, além de corrigir o defeito estético, evitar outros problemas futuros para a formação dela como pessoa.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tratamentos estéticos pela internet podem trazer risco

   Nos dias de hoje muitas pessoas dão de tudo pela beleza, pois hoje é muito importante até mesmo para o lado profissional ter uma boa aparência. E o que dizer se isto lhe custar pouco? 

  Clinicas de estética tem atraído muitos a procura de tratamento estéticos baratos pela internet. Entre os mais procurados estão a lipoaspiração, o clareamento nos dentes e a aplicação de botox. No ano passado, 40% de todos os acessos na internet no Brasil foram de pessoas buscando esses procedimentos. Contudo, alguns não obedecem a legislação vigente, utilizando formas de publicidade ilegal para obter pacientes.

  Tratamentos como a Lipoaspiração podem chegar a custar na internet R$ 300,00. Com isso as pessoas se iludem achando que ficarão bonitas, por um custo relativamente baixo. Esses procedimentos médicos ofertados  muitas vezes são realizados por enfermeiros, esteticistas e outros profissionais de saúde não habilitados. Como no caso da Lipoaspiração, que deve ser realizada em um centro cirúrgico, esses profissionais executam esse procedimento em clínicas não especializadas e sem as devidas condições de segurança.

  Os riscos se tornam muitos como infecções, reações alérgicas e em procedimentos mais complicados podendo chegar até mesmo a óbito. Por isso, é bom que mais pessoas se conscientizem de que nem sempre o barato traz benefícios, e que procurem profissionais habilitados para realizar tais procedimentos.

sábado, 16 de abril de 2011

Cigarro e Cirurgia Plástica: uma mistura que não combina



  Cerca de 24% ou 45 milhões de brasileiros são fumantes, e muitos outros já fumaram em algum momento na vida. No Brasil, o número de pessoas que morrem em razão de complicações decorrentes do hábito de fumar chega a 200 mil. Esses dados alarmantes revelam, por si só, os perigos que advém deste perigoso hábito, normalmente um vício, que muitos ainda tem. Contudo, não é apenas o seu tempo de vida e sua saúde que o fumante está precarizando, mas também a possibilidade de que uma eventual cirurgia plástica dê certo, seja nele mesmo, seja em pessoas que convivem com ele.


  O vício de fumar prejudica a cicatrização, oxigenação dos tecidos e, por conseqüência, a  circulação sanguínea nas áreas operadas. A nicotina engrossa o sangue, o que dificulta a circulação sanguínea, fundamental para irrigar os tecidos, e levar oxigênio a camada superficial da pele. Essa má circulação faz com muitos nutrientes cheguem em menor quantidade nos tecidos que precisam cicatrizar. Naturalmente, com essa falta de nutrientes, o risco da morte de células ocorrer aumenta drasticamente. Com a morte de células, o resultado final, ao invés de uma cicatriz comum, é uma queloide, que se assemelha mais a uma deformação dermatológica do que a uma cicatriz comum.


   Além disso, quem convive com fumantes habituais, está sujeito ao risco que a tosse pode provocar. Vale ressaltar que o próprio fumante está sujeito aos efeitos da tosse também. Nesse caso, a tosse força músculos abdominais e torácicos, aumentando o risco de rompimento dos pontos. As chances de um sangramento ocorrer também é grande, inclusive, com o risco de hematoma. Caso isso ocorra, o cirurgião deverá reoperar para limpar o coágulo causado pelo sangramento. O risco de trombose, bem como, enfisema pulmonar também crescem nessas condições.

   O período que você deve ficar sem fumar, caso venha a se submeter a uma cirurgia plástica deve ser previamente indicado pelo cirurgião, mas o recomenda-se o mínimo de 30 dias. De fato, o cigarro definitivamente não é um aliado para quem deseja fazer cirurgia plástica.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Entenda mais sobre o Botox

 
  Atualmente, o botox é uma das formas mais utilizadas para se combater os efeitos da velhice. Sua eficácia é comprovada devido ao seu incrível efeito de impedir a contração dos músculos. Assim, quando as indesejáveis rugas começam a aparecer, para as mais vaidosas, é o momento certo de fazer uma aplicação de botox.


  Apesar da aplicação de botox ser um procedimento relativamente simples se comparado a uma intervenção cirúrgica, seus efeitos não surgem na hora e o resultado final é obtido apenas uma semana após a aplicação. Não há uma idade certa para a primeira aplicação ser feita, mas a paciente não deve ser muito jovem. É importante lembrar também que os efeitos do botox não são permanentes, devendo ser feita nova aplicação ao final de seis meses. Normalmente, durante a aplicação, as possibilidades de o paciente sentir dor são mínimas, visto que é aplicado um anestésico no local.

  Outra dúvida muito comum entre as mulheres e homens que desejam aplicar botox é se a substância pode viciar a pessoa. Contudo, não há nenhuma evidência clínica e científica de que a aplicação de botox vicie. A única observação é que de fato é necessária sempre nova aplicação para o um melhor resultado, visto que os efeitos do botox não são duradouros. E se você tem o temo de adquirir botulismo devido a aplicação de botox, não há o que temer, já que a dose da toxina utilizada na aplicação é milhões de vez inferior ao necessário para causar a referida enfermidade.

  Por fim, é sempre bom lembrar a importância de se procurar um especialista competente, preferencialmente um cirurgião plástico ou dermatologista de confiança, caso contrário, se feita a aplicação por um médico não especializado, existe a probabilidade da paciente ficar com a cara torta, em razão de uma aplicação exagerada da toxina.   

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A cicatrização em cirurgia plásticas

Bisturi Cirurgico

   O desejo de muitas pessoas em fazerem uma cirurgia plástica pode levá-las a se esquecer de um importante detalhe: a cicatriz. Sim, exatamente, como todo procedimento cirúrgico, a plástica deixa uma cicatriz no corpo da paciente. Neste caso, temos uma troca: enquanto a paciente adquire contornos mais modelados e de seu agrado, também adquire uma cicatriz. É impossível evitar que fique a cicatriz do procedimento. Um bom cirurgião pode esconder ao máximo uma cicatriz, mas jamais vai conseguir eliminá-la.

   Quando a paciente se submete a uma cirurgia plástica, o local da cicatriz deverá ser escolhido cuidadosamente pelo cirurgião, procurando obter a maior discrição possível. Por exemplo, quando se trata de uma cirurgia de reconstrução de barriga, o cirurgião vai fazer o corte na região que fica coberta pela calcinha ou pelo biquíni; na coxa, o interessante seria posicionar o corte próximo a virilha e etc. O importante, para o bom cirurgião, é evitar que a cicatriz oriunda do procedimento cause algum constrangimento ao paciente após a cirurgia plástica.

  É importante esclarecer que o processo de cicatrização de uma cirurgia plástica completa-se apenas em dois anos. É fundamental que o paciente siga a risca as orientações de pós-operatório, especialmente nos primeiros seis meses após a cirurgia, visto que são fundamentais para evitar a formação de quelóides (uma lesão na pele) e auxiliam para que a cicatriz originária do procedimento fique o mais discreta (e incômoda) possível. Especialmente, é importante evitar esforços físicos exagerados após a cirurgia.

  Apesar dos avanços médicos, especialmente na área de cicatrização de cirurgias, com a advento de adesivos que controlam a produção das fibras colágenas, a melhor prevenção é escutar e obedecer todos os cuidados de pós-operatório rigidamente. Após dois anos da realização da cirurgia plástica, a cicatriz do procedimento adquire sua forma final, normalmente fica mais clara e menos consistente,  isso, é claro, se a paciente obedeceu os cuidados de pós-operatório. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prótese de silicone x seios flacidos


  Quando jovens as mulheres, costumam possuir seios bonitos, preenchidos com tecido glandular.Com o envelhecimento natural e/ou a grande perca de peso este tecido é substituído por gordura.Para contornar esta situação é comum que elas procurem uma clínica de cirurgia plástica para corrigir o problema com o implante da prótese de mama.


  Os implantes de silicone tem por objetivo aumentar os seios, no entanto a técnica usada para corrigir a flacidez é a mastopexia.A mastopexia é a cirurgia para remoção do excesso de pele e conseqüente suspensão das mamas.As incisões dessa cirurgia podem ser feitas utilizando diversas técnicas, que devem ser avaliadas e indicadas pelo cirurgião plástico.Na Mastopexia é retirado o excesso de pele, o tecido glandular e a gordura. Após esta etapa é feita a modelagem dos seios,para um  resultado mais satisfatório neste momento pode ser inserida a prótese de mama 

  Quando a indicação cirúrgica requer que seja feita a mastopexia  inserir somente o implante mamário não resolverá o problema podendo resultar inclusive no aumento da flacidez devido ao peso da prótese.Graças aos grande avanço da medicina é possível associar a prótese com a modelagem dos seios e recuperar a auto estima. Busque sempre a orientação do seu cirurgião plástico para definir qual o melhor procedimento para o seu caso.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Evolução das próteses de silicone


  Para realizar o sonho de possuir seios maiores, modelados, rígidos e bonitos muitas mulheres se submetem a colocação de implantes de silicone. Assim, é interessante saber que esses implantes tão procurados passaram por muitas mudanças ao longo dos anos. Confira a evolução das próteses de silicone:


Década de 60

  Essas primeiras próteses eram feitas de silicone líquido e material sintético e tinham todas o formato redondo. Devido ao material utilizado eram mais duras e consistentes, este material se encontrava presente na camada externa .

Decadas de 70 e 80

 Nessa época começou a introdução das próteses em grande escala no mercado, principalmente nos EUA. As próteses ficam mais macias devido a substituição da capsula. Passou-se a utilizar silicone mais fino.
Surge também a prótese de formato anatômico (prótese em forma de gota). Porém, visto que continuou sendo preenchida com silicone líquido, advieram algumas complicações, como rompimentos e espalhamentos de silicone no corpo das pacientes, com isso foram proibidas nos EUA.

Década de 90

  Devido as complicações, houve a necessidade de mudar a consistência do silicone interno. A capsula passou a apresentar mais camadas, o que minimizou o risco de rompimento além do que, o silicone passou a ser mais gelatinoso, pois o risco do gel se espalhar é bem menor. Deu-se introdução também a idéias de novos formatos das próteses.

Final da década de 90 até 2004

  Com o aumento, no final da década, de camadas das capsulas das próteses de silicone, o risco de rompimento diminui ainda mais. Começou a ser fabricado prótese com o silicone coesivo, de aspecto gelatinoso que não se espalha e com consistência macia.
Novos formatos começaram a ser introduzidos sendo possível escolher de acordo com cada paciente o volume, o formato, largura e altura da prótese. Haviam 12 modelos para escolher.

A partir de 2005

  Mudanças significativas começam a acontecer, uma delas foi na camada externa das próteses, associadas ao silicone coesivo, macio e natural. Surge uma camada chamada Biocell, que passou a ser mais texturizada e com um aspecto de velcro, onde é possível promover mais aderência da prótese nos tecidos internos (glândula, gordura e músculo), evitando o deslocamento da prótese e inibindo o endurecimento.
Surge também uma camada intermediária no revestimento das próteses que evita vazamentos. A nova tecnologia introduzida  tornou mínimo o risco do silicone vazar ou escorrer.

  Com essas evoluções das próteses de silicone ao longo dos anos, hoje se tornou muito mais seguro ter mamas firmes e bonitas, além de hoje existir uma variedade de modelos e tamanhos para que cada paciente possa chegar ao resultado esperado.  

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cirurgias Plásticas Associadas

  

  Quem não gostaria de em apenas uma internação corrigir vários aspectos da aparência? Esse tem sido um recurso bastante utilizado por muitos pacientes no país, que decidem corrigir imperfeições de algumas partes do corpo em uma única cirurgia ou solucionar algum problema de saúde. 
  
   O que torna esse procedimento bastante procurado é a comodidade, conforto e o valor baixo do preço da cirurgia, visto que será apenas uma internação, e um período único para a recuperação, uma cirurgia e uma anestesia.

  Entre as cirurgias popularmente associadas estão: lipoaspiração + prótese mamária, abdominoplastia + lipoaspiração, lipoaspiração + redução de mamas, abdominoplastia + redução de mama, rejuvenescimento facial + blefaroplastia.  Até mesmo homens podem se beneficiar dessas cirurgias associando a rinoplastia + correção de desvio de septo, ou correção de orelha de abano.
  
   Porém, a cirurgia só poderá ser realizada após cuidadosa análise do paciente e dependendo também das dimensões e da duração da intervenção cirúrgica. O paciente deve entender que essa associação só será possível se ele estiver em perfeitas condições clinicas. O cirurgião plástico poderá através de exames indicar se será possível ou não as associações.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mastopexia: método para levantar os seios


  Já se sentiu alguma vez descontente com seus seios? Muitas vezes o descontentamento da mulher com os seios é o fato de ele “cair”. Isso pode acontecer devido a amamentação ou a rápida e grande perda de peso. Portanto, nem sempre a briga é com o tamanho dos seios, mas com sua posição. Na busca de ajudar mulheres que querem levantar seus seios, surgiu o procedimento cirúrgico estético chamado mastopexia.

  A mastopexia é uma das cirurgias estéticas mais comuns, seu objetivo é levantar os seios da paciente, dando a ela uma aparência mais jovial, removendo o incômodo dos seios caídos. Durante a cirurgia de mastopexia é removido o excesso de pele que causa a “queda” dos seios da mulher. Após a remoção do excesso de pele, o cirurgião fecha o corte que agora sem o excesso de pele fica “levantado”. A anestesia aplicada é a peridural ou geral. O tempo de internação costuma ser de um dia.

  Aquelas pacientes que também querem aumentar os seios, existe a possibilidade de se submeterem a mastopexia combinada a colocação de próteses de silicone. Portanto, a mastopexia se torna um meio eficaz de corrigir eventual queda nos seios sem a colocação de silicone, ou, caso a paciente também queira aumentar os seios, poderá conversar com seu cirurgião sobre a possibilidade de colocar implantes de silicone nos seios. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Praticar atividade física logo após cirurgia plástica prejudica resultado



  Praticar atividades físicas nos dias de hoje, tem se tornado muito difícil. As pessoas hoje em dia levam uma vida corrida e poucos praticam atividades físicas diariamente. Mas o que todo mundo sabe é que praticar atividades físicas, em qualquer idade, faz bem a saúde, não apenas física, mas também emocional. Porém, em um determinado momento, praticar atividade física faz mal: após uma cirurgia plástica. Consideremos os fatores sobre isso.

 Os tempos de repouso variam de pessoa para pessoa e depende do procedimento realizado. Não cumprir esse tempo de descanso recomendado pelo médico pode causar  dor, sangramento, inchaço, deslocamento da prótese de silicone, mais hematomas, rompimento dos pontos e até a necessidade de uma nova intervenção.

  Em algumas cirurgias é recomendado o uso de antibioticos, e a realização de atividades físicas nesse tempo, pode causar tonturas e queda de pressão. E tem mais, após a cirurgia muitos ficam preocupados apenas com a região operada achando que podem forçar outra parte do corpo que não participou da intervenção. Quem pensa assim comete um serio erro pois por forçar uma outra parte do corpo parece que não, mas toda a musculatura se contrai, podendo até mesmo romper vasos sanguíneos internos. 

  É importante ressaltar que no tempo de recuperação o paciente não precisará ficar o tempo todo deitado, pelo contrário, é recomendado que ele caminhe dentro de casa mas sem esforçar muito, para evitar que o instestino pare de funcionar e ocorra prisão de ventre. E ao ser liberada a pratica de exercícios físicos, essa deve ser feita gradativamente, pois apesar de em muitos pacientes já parecer que está tudo normal, vale lembrar que passaram por um intervenção cirúrgica e que não sabem o que se passa dentro do corpo. Por isso, é importante esclarecer com o médico, dependendo do procedimento, qual é a maneira mais adequado de se lidar com a prática de exercícios físicos após a cirurgia visto que cada tipo de prática física pode causar um malefício diferente ao resultado da plástica.