segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cirurgia plástica e as adolescentes

     Foi-se o tempo em que as meninas adolescentes pediam aos pais presentes como viagens ou peças de roupa. Apesar de ainda serem presentes agradáveis, a tendência da adolescente brasileira tem sido se submeter a cirurgias plásticas para corrigir esse ou aquele defeito, remodelar aqui ou ali, acrescentar volume a esta ou aquela parte do corpo.
    Essa tendência é confirmada estatisticamente: de 15 a 17% das plásticas realizadas no Brasil são feitas por adolescentes. Quando em período de férias escolares, essa porcentagem aumenta e chega a bater os 30% (quase um terço das cirurgias plásticas realizadas no país inteiro!).
     Se por um lado a seara médica estética tem evoluído com novas espécies de tratamentos, bem como, métodos para a realização das cirurgias plásticas, por outro lado qualquer procedimento cirurgico sempre acarreta riscos. Assim, é importante que o médico em conjunto com a família da adolescente avalie se a situação da jovem paciente prescinde ou não da realização de uma cirurgia plástica.
     Alguns dos incômodos mais frequentes entre as adolescentes podem ser corrigidos com a mudança dos hábitos alimentares e com a prática de exercícios físicos. A questão central é: havendo o desejo da adolescente de se submeter a uma cirurgia estética, deve-se avaliar se o problema dela tem a gravidade necessária para que ela possa realizar essa espécie de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário