terça-feira, 5 de julho de 2011

Quando é necessário realizar uma cirurgia plástica no queixo


  Um dos elementos mais desejados por homem e mulheres na face é a simetria, que dá uma sensação de harmonia em todo o rosto, o que melhora a aparência. Em alguns casos, a pessoa acredita não ter um rosto bonito e simétrico devido ao nariz. Mas o problema nem sempre é o nariz, pois dependendo da situação, o queixo poderá ser o culpado pela falta de harmonia facial.

   O queixo deve tocar uma linha imaginária vertical que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente ou atrás dessa linha, é sinal de há alguma deformidade. O queixo pode ficar avançado, chamado de retrognatismo ou retrognatia que é um tipo de má-oclusão causada pela posição mais posterior da mandíbula, que pode causar distúrbios do sono, como a apnéia do sono. O retro posto é conhecido como prognatismo à proeminência dos dentes em relação ao plano da face. Existem também os desvios laterais, chamados de “latero desvios”.

   A mentoplastia, cirurgia plástica do queixo, é a melhor forma de posicionar corretamente o queixo do paciente. Esse procedimento pode alongar, encurtar, modificar o formato ou corrigir desvios no queixo. Em alguns casos, é possível até mesmo o uso de próteses de silicone para um melhor resultado da cirurgia.

 Mesmo com essa técnica cirúrgica, talvez seja necessário além da mentoplastia, um tratamento interdisciplinar, como por exemplo, o auxílio odontológico, o que poderá ser feito antes da cirurgia, conforme a indicação do cirurgião plástico responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário