sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mitos e Verdades sobre Cirurgia Plástica


MITO: As próteses tem de ser trocadas a cada 10 anos.
VERDADE: Uma prótese só precisa ser trocada por problema de rejeição ou ruptura. Atualmente a qualidade das próteses está muito aperfeiçoada eliminando-se a necessidade de trocas.

MITO: A plástica no nariz pode causar problemas de respiração.
VERDADE: Durante o período de 90 dias de pós-operatório o paciente pode conviver com a sensação de nariz entupido e de não estar respirando direito, mas com o tempo esta sensação desaparece, não é um problema definitivo.

MITO: A lipoescultura é um tratamento milagroso para a celulite.
VERDADE: Trata-se de um tratamento invasivo eficaz, mas não é milagroso.

MITO: Qualquer médico, independente de sua especialidade, pode realizar a lipoaspiração.
VERDADE: Está ocorrendo a banalização da lipoaspiração, por ser um tratamento de fácil realização técnica. Mas somente um médico com a qualificação adequada pode garantir o mais importante: resultados esperados, adequados e com mínimas possibilidades de complicações.

MITO: Adultos não podem passar pela cirurgia otoplástica (orelha em abano).
VERDADE: A otoplastia estética pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade, desde que o paciente sinta-se incomodado.


MITO: Optando-se por uma das técnicas de implante, inviabiliza-se qualquer possibilidade de fazer uma cirurgia plástica facial posteriormente.
VERDADE: O implante (preenchimento) é um tratamento direcionado a uma determinada ruga, e nada impede que com o passar do tempo e da necessidade, se faça uma ritidoplastia para melhorar a aparência do rosto e pescoço.

MITO: A lipoaspiração é uma cirurgia mais perigosa que as outras.
VERDADE: Qualquer cirurgia apresenta riscos, porém seguir as orientações é de extrema importância para o sucesso da cirurgia.

MITO: A drenagem linfática ajuda na diminuição do inchaço no pós-operatório de algumas cirurgias plásticas.
VERDADE: A drenagem linfática ajuda na dimnuição do inchaço no pós-operatorio de TODAS cirurgias plásticas.

VERDADE: O tabagismo atrapalha a cicatrização e deve ser suspenso por no mínimo 15 dias antes de realizar uma cirurgia plástica, mesmo após a cirurgia deve se evitar para não prejudicar o processo de cicatrização.  O tabaco pode provocar a necrose dos tecidos por diminuir o aporte sanguineo dos mesmos..

MITO: A colocação de próteses de silicone nas mamas prejudica a amamentação.
VERDADE: As próteses não prejudicam a amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário