terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um par perfeito : Cirurgia Plástica e Drenagem Linfática Manual

    Devido aos benefícios da Drenagem Linfática Manual, aumentou o número de médicos que recomendam a realização da mesma no pós operatório de cirurgia plástica. Portanto, para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre essa massagem, convidamos a Fisioterapeuta Amanda G. Prado, de nossa clínica Defyna Plástica, graduada pela UMESP e Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino(IBRAPE). Confira a seguir a Entrevista:

Blog Defyna Plástica: O que é Drenagem Linfática Manual (DLM)?
Ft. Amanda: É uma técnica de massagem que obedece a anatomia e fisiologia do Sistema Linfático do nosso corpo através de movimentos precisos, leves e lentos com o objetivo de reduzir edema (acúmulo de líquido), proporcionar um efeito sedativo, prevenir e tratar fibroses.


Blog Defyna Plástica: Qual a importância da DLM no Pós-operatório de cirurgia plástica?

Ft. Amanda: Cirurgias Plásticas Estética e reparadoras causam danos a vasos e nervos provocando edema, dor e diminuição da sensibilidade da pele, gerando grande desconforto. A DLM quando realizada no pós-operatório imediato, promove uma grande melhora do desconforto e da dor, por melhorar a congestão de tecidos, além de proporcionar um retorno precose  da sensibilidade da pele. Também previne e trata a fibrose, que acontece decorrente o processo de cicatrização, tornando-se um tecido mais rígido, menos maleável, deixando a pele com aspecto irregular e inestético.

Blog Defyna Plástica: Existem contra-indicações ?
Ft. Amanda: Sim, quem esta apresentando infecções e reações alérgicas agudas, edemas sistêmicos (generalizados) de origem cardíaca ou renal, insuficiência renal, trombose venosa profunda, flebite e insuficiência cardíaca descompensada, não deve realizar a DLM. Portanto, o consentimento do médico, é de extrema importância antes de dar início às sessões da massagem.
  O preparo e o conhecimento sobre anatomia e fisiologia do Sistema Linfático, é fator importantíssimo ao profissional que aplica a DLM, a falta deste preparo também se torna uma contra indicação, já que o sucesso de um pós operatório também depende de uma boa execução da Drenagem linfática manual. Portanto, o profissional apto a realizar a DLM é o fisioterapeuta, por apresentar todos esses os quesitos necessários.


Blog Defyna Plástica: Quando se inicia as sessões de DLM em um pós operatório de cirurgia plástica?
Ft. Amanda: Como dito na questão anterior, na presença de alguma contra indicação, a DLM é suspensa, mas se o paciente não apresentar nenhuma delas, haverá a liberação do médico para dar início as sessões, e isto varia de médico para médico, lembrando que quanto antes iniciada a DLM melhor e mais rápido o processo de recuperação pós cirurgia plástica, pois proporcionará redução do edema, melhora da dor e da sensibilidade.


Blog  Defyna Plástica: A drenagem linfática dói?
Ft. Amanda: Não, esta técnica de massagem é lenta e superficial, portanto não deve causar dor. Aproveite o momento para relaxar, é extremamente prazeroso. Curta o momento.

Sistema Linfático


Dúvidas ou sugestões de temas deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail para contato@defynaplastica.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário