terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Otoplastia: o fim das orelhas de abano

     A otoplastia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de alterar a aparências da orelhas do paciente. Essa cirurgia pode ser estética ou reparadora. Entre os defeitos na orelha que podem ser tratados por meio da otoplastia estão anomalias de crescimento, deformidades adquiridas por traumas e outros. Provavelmente o problema mais corrigido sejam as famosas "orelhas de abano" ou orelha em abdução. A otoplastia estética é uma cirurgia que visa diminuir a projeção das orelhas e refazer a antihélice (parte interna da orelha). A otoplastia reparadora já tem o objetivo de corrigir algum defeito de nascimento ou melhorar a sequela de algum trauma.
    Apesar de ser uma cirurgia simples a otoplastia pode trazer muito alivio e contentamento a pessoas que sofrem com as "orelhas de abano" ou mesmo outros problemas. Por isso, é uma cirurgia muito procurada. É recomendada ainda na infância a partir do 6 anos,  visto que o alvo maior são as crianças em idade escolar. Essas crianças enfrentam muitas vezes chacotas por parte de colegas, além de terem de suportar apelidos maldosos. Todavia, um outro motivo para realizar a otoplastia pode ser a vontade de estar na moda, porque de acordo com os cirurgiões, através dos cortes de cabelo atuais, que deixam em evidência as orelhas, expondo-as para os outros, mostrando que são proeminentes, qualquer distorção fica mais visível, causando mal estar para a pessoa.
    A otoplastia é uma excelente cirurgia para quem quer corrigir pequenos defeitos nas orelhas ou mesmo a famosa "orelha de abano". Contudo, vale ressaltar que é pequena a probabilidade  de a anomalia na orelha voltar a se manifestar após a cirurgia. Além disso, é normal haver assimetria entre as orelhas, mesmo após a cirurgia. Visto que até mesmo pessoas que não tem o problema, não apresentam 100% de simetria entre as orelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário