sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conselho Federal de Medicina lança protocolo para minimizar aventureiros na área de cirurgia plástica

   
    O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas. Apenas para se ter uma idéia, em 2009 foram mais de 640.000 cirurgias realizadas. Entre as cirurgias mais procuradas estão em primeiro lugar as próteses de silicone nos seios, seguida da lipoaspiração. Porém, muitos pacientes não ficam satisfeitos com o resultado final. A conseqüência dessa insatisfação são as diversas reclamações. Visando minimizar as reclamações, o Conselho Federal de Medicina lançou  na semana passada um protocolo que deverá ser preenchido pelo próprio cirurgião explicando o pré e pós-operatório do procedimento.

   O objetivo do documento é inibir médicos não especialistas na área da cirurgia plástica, pois entre as muitas informações que deverão ser preenchidas estão as qualificações do médico. Para a formação de um cirurgião plástico são necessários onze anos de estudo, seis de graduação em medicina e os outros cinco de especialização em cirurgia plástica. A confirmação se o médico é o não especialista pode ser encontrada no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, fazendo-se uma busca pelo CRM do médico. Isso se mostrou necessário visto que 90% (noventa por cento) dos médicos que foram questionados não eram especialistas na área. De um total de 963 cirurgias plásticas, o conselho recebeu 62 denúncias.

   Vale ressaltar que o documento não será obrigatório e não substituirá o prontuário médico, porém o paciente deverá exigir o protocolo que visa informa-lo sobre a especialidade do médico, bem como adverti-lo com respeito aos riscos da cirurgia, sem a possibilidade de desculpas de que não tinha informações sobre o procedimento.

  O protocolo informativo estará na página do Conselho, e deve ser encaminhado a todos os cirurgiões. Com isso pretende-se inibir cada vez mais o número de médico “aventureiros na área’’ e tornar a cirurgia cada vez mais segura e clara ao paciente e ao cirurgião plastico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário