quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lipoaspiração: mitos e verdades

 
 A lipoaspiração é sem dúvida um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados atualmente no Brasil. Seu poder de eliminar a gordura localizada, seja no abdômen, seja no bumbum, ou em outra parte do corpo, atrai muitos homens e mulheres. Mas ainda existem algumas dúvidas sobre essa cirurgia plástica.


 Embora a vibrolipoaspiraçao diminua o inchaço no pós-operatorio e seja menos agressiva ao paciente e ao cirurgião, ambos devem colaborar para que haja um sucesso na cirurgia, visto que se trata de um procedimento cirurgico.

 Outra informação difundida é que cânulas descartáveis para lipoaspiração eliminam totalmente o risco de infecções. Porém, tal informação não passa de mito. Tanto as cânulas descartáveis quanto as esterilizadas têm o mesmo índice de segurança, desde que tenham sido acondicionadas de maneira adequada e sido submetidas por um processo de esterilização.

 Por fim, ainda há alguns que acreditam que a lipoaspiração “a laser” proporciona cirurgia e pós-operatório mais rápido. Tal informação não é verdadeira, uma vez que o único papel do laser é ajudar na perfuração da gordura, facilitando o trabalho do cirurgião. Além disso, a lipo “a laser” destrói a gordura, o que impede o seu enxerto posterior em outro local do corpo. 
O que realmente pode influenciar no pós-operatório são os cuidados que o cirurgião recomenda que devem ser seguidos à risca pelo paciente.

 Contudo, uma verdade que é cada vez mais ressaltada pelos cirurgiões é que a lipoaspiração não é um procedimento para emagrecimento. A lipoaspiração visa eliminar a gordura localizada para realçar a silhueta do paciente. A perda de peso deve ser obtida por meio de outros procedimentos, como exercícios físicos regulares e uma dieta alimentar balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário