terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Células-tronco: irão substituir os implantes de silicone?

 
  Aquelas mulheres que gostariam de poder abrir mão da prótese de silicone para usar um implante mais natural, ficarão felizes com a notícia médica que vem se apresentando cada vez mais como uma realidade: implantes de gordura ricos em células-tronco estão substituindo em algumas partes do mundo a prótese de silicone.

  Antes de mais nada, cabe um esclarecimento: as células-troncos a que se refere esse artigo não são as embrionárias, com alto poder de diferenciação celular e capazes de se transformar em praticamente qualquer tecido ou órgão do corpo humano. As células-tronco, no caso noticiado, são células-tronco adultas, com menor capacidade de diferenciação celular. Essas células-tronco são retiradas de tecidos adultos, por isso não se confundem com as embrionárias, que são retiradas do embrião humano.

  Mas como funciona o procedimento de enxerto de gordura com células-tronco substituindo as tradicionais próteses de silicone? Em primeiro lugar, a paciente deverá passar por uma lipoaspiração. Retirada a gordura do corpo, essa será separada em dois grupos: uma parte da gordura ficará armazenada e outra parte se submeterá a uma extração das células-troncos presentes em seu interior. Extraídas as células-tronco de uma das partes, estas serão inseridas na gordura armazenada. A gordura armazenada, por sua vez, agora com uma superpopulação de células tronco em seu interior, é enxertada nos seios da paciente. Devido a forte presença de células-tronco, o implante de gordura apresenta um risco praticamente nulo de ser reabsorvido pelo corpo, visto que acaba sendo sustentado por vários vasos sanguíneos que surgem no local.

  O procedimento que já vem sendo testado em alguns países como Alemanha e Japão com sucesso, ainda possui alguma limitações: seu uso depende da disponibilidade de gordura no corpo da paciente, além de não ser possível aumentar mais do que dois números de sutiã com o enxerto. Portanto, o uso dessa técnica nova não é aconselhável para pacientes que desejam aumentar drasticamente o tamanho dos seios. Também não é possível ainda usar esse novo procedimento na reconstrução de mamas. Assim, em alguns casos, a boa e velha prótese de silicone ainda será o mais indicado.

  Finalmente, no Brasil essa técnica ainda não foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina. Nesse sentido, a única possibilidade de uso de células-tronco autorizada pelo CFM é para os fins de tratamento de sulcos e rugas na face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário