quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os perigos do silicone industrial

    

   Próteses de silicone: por serem largamente utilizadas em cirurgias estéticas, estão em alta. Recentemente uma notícia no mundo médico ressaltou a possibilidade que no futuro as próteses de silicone sejam substituídas por gordura rica em células tronco adultas retirada do corpo da própria paciente. Contudo, enquanto essa novidade não é chancelada pela Anvisa e demais órgãos médicos responsáveis, essa novidade ainda não é utilizada no Brasil. Por outro lado, algumas pessoas que submetem a cirurgias plásticas com pessoas não autorizadas, correm um sério risco.

  Silicone industrial tem sido aplicados em seios e nádegas de algumas mulheres, que buscam o corpo perfeito. Por um preço baixo, essas pessoas conseguem um resultado rápido e aparentemente satisfatório. Seria, de fato, bom se esse silicone não fossem adquiridos em um supermercado.

  O silicone industrial é muito usado para evitar vazamento em boxes e pias de banheiro, impermeabilizar azulejos, limpar peças de avião e lustrar painéis de carros.

  O silicone líquido, como também é conhecido, é injetado com uso de seringa para aplicar remédio em cavalo, sem anestesia. Os orifícios são vedados com cola superbond ou esmalte e o local aplicado deve ser sustentado com uma faixa.

  Entre os riscos desse lastimável procedimento, está o de o produto escorrer por outras partes do corpo, causando sérias complicações podendo até mesmo levar a morte da pessoa. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esse tipo de aplicação pode causar infecções, necrose da pele e de músculos, além de obstruir vasos sanguíneos.

  Tal espécie de procedimento não é apenas incorreto do ponto de vista médico, mas constitui crime segundo a legislação penal brasileira. Dessa forma, trata-se de uma cirurgia verdadeiramente ilegal.

  Independente do custo, sempre que uma pessoa sentir-se incomodada com algum aspecto de sua aparência e decida recorrer a uma cirurgia plástica, deve consultar um cirurgião plástico de confiança que irá orienta-la sobre o melhor procedimento e utilizar a melhor tecnologia médica aplicável ao caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário