segunda-feira, 11 de abril de 2011

A cicatrização em cirurgia plásticas

Bisturi Cirurgico

   O desejo de muitas pessoas em fazerem uma cirurgia plástica pode levá-las a se esquecer de um importante detalhe: a cicatriz. Sim, exatamente, como todo procedimento cirúrgico, a plástica deixa uma cicatriz no corpo da paciente. Neste caso, temos uma troca: enquanto a paciente adquire contornos mais modelados e de seu agrado, também adquire uma cicatriz. É impossível evitar que fique a cicatriz do procedimento. Um bom cirurgião pode esconder ao máximo uma cicatriz, mas jamais vai conseguir eliminá-la.

   Quando a paciente se submete a uma cirurgia plástica, o local da cicatriz deverá ser escolhido cuidadosamente pelo cirurgião, procurando obter a maior discrição possível. Por exemplo, quando se trata de uma cirurgia de reconstrução de barriga, o cirurgião vai fazer o corte na região que fica coberta pela calcinha ou pelo biquíni; na coxa, o interessante seria posicionar o corte próximo a virilha e etc. O importante, para o bom cirurgião, é evitar que a cicatriz oriunda do procedimento cause algum constrangimento ao paciente após a cirurgia plástica.

  É importante esclarecer que o processo de cicatrização de uma cirurgia plástica completa-se apenas em dois anos. É fundamental que o paciente siga a risca as orientações de pós-operatório, especialmente nos primeiros seis meses após a cirurgia, visto que são fundamentais para evitar a formação de quelóides (uma lesão na pele) e auxiliam para que a cicatriz originária do procedimento fique o mais discreta (e incômoda) possível. Especialmente, é importante evitar esforços físicos exagerados após a cirurgia.

  Apesar dos avanços médicos, especialmente na área de cicatrização de cirurgias, com a advento de adesivos que controlam a produção das fibras colágenas, a melhor prevenção é escutar e obedecer todos os cuidados de pós-operatório rigidamente. Após dois anos da realização da cirurgia plástica, a cicatriz do procedimento adquire sua forma final, normalmente fica mais clara e menos consistente,  isso, é claro, se a paciente obedeceu os cuidados de pós-operatório. 

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com as recomendações médicas, acredito que esteja fazendo tudo certinho.

    ResponderExcluir