terça-feira, 13 de setembro de 2011

Próteses de silicone e suas vias de acesso

 
  A Cirurgia Plástica de implantes mamários, devido a grande procura, vem sendo aprimorada de tempos em tempos, e muitas das pacientes dão grande importância de como e por onde as próteses de silicone serão inseridas.
 As vias de acesso para implantes de silicone no Brasil são: axilar, infra-mamária ou areolar. Confira as vantagens e desvantagens de cada uma das vias de acesso, mas é importante destacar que em cada paciente pode variar a via onde serão inseridos os implantes.

Axilar
  Essa via de acesso fica mais longe de onde as próteses serão inseridas, por isso a probabilidade de haver assimetria entre as mamas é maior. Além disso, devido a distância entre as axilas e as mamas esse procedimento tende a ser mais demorado e alguns trabalhos tem mostrado que o seu uso pode no futuro atrapalhar no tratamento de um câncer de mama. Porém, a cicatriz se torna quase imperceptível,  por ser uma cicatriz de direção horizontal e desenhada numa dobra natural, o que resulta numa cicatriz totalmente disfarçada e que terá no máximo 3 cm, o que implica numa limitação do tamanho da prótese a ser colocada.

Infra-Mamária (abaixo dos seios)


   A infra-mamária é a via de acesso mais comum pois é capaz de acomodar qualquer tipo de perfil e tamanho das próteses de silicone. Por estar mais próxima da silhueta dos seios, está técnica é a menos demorada proporcionando uma melhor simetria entre as mamas. Não interfere na amamentação e a perca de sensibilidade será menor. O único ponto negativo desta via é que a cicatriz se torna mais visível, porém com as técnicas de sutura utilizadas hoje em dia e possível ficar quase que invisível.

Areolar

   A via areolar proporciona menores cicatrizes devido a transição natural da cor dessa região e maior simetria entre as mamas. Porém, qualquer imperfeição na cicatriz será visível. Além de limitar o tamanho e perfil da prótese de silicone a ser inserida, dependendo assim do tamanho da aréola da paciente, essa técnica tem maior probabilidade de atrapalhar na amamentação por ter maior ligação com os ductos mamários, que poderão ser afetados.



Transumbilical (Umbigo)

   Muitas brasileiras gostariam de fazer a inserção das próteses de silicone pelo umbigo por não haver cicatriz, ainda mais se associada a, por exemplo, uma cirurgia de abdômen. Porém, essa via de acesso só poderá ser feita por próteses salinas, no Brasil as próteses de silicone autorizadas pela ANVISA são as de gel gelatinoso, por isso as brasileiras precisarão esperar mais um pouco para poder utilizar essa nova técnica.


  Independente da via de acesso utilizada é importante seguir as orientações do cirurgião plástico, pois dependendo da técnica executada, haverá um tipo diferente de tratamento. Para poder  escolher a via de acesso mais adequada, é necessário uma consulta com um Cirurgião Plástico qualificado, além do que, a paciente deve esclarecer o que espera da cirurgia, para que com essas informações o médico possa escolher o procedimento mais adequado para cada tipo de paciente.

Informações:
UNIDADE ABC: (11)4123-2101/ (11) 4121-8161
UNIDADE CAMPINAS: (19) 3212-2094/ (19) 3384-2711
contato@defynaplastica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário