terça-feira, 29 de março de 2011

Texturas e preenchimentos dos implantes mamários

   Em outro momento abordamos os tipos de próteses e suas indicações para cada paciente. Agora, nos resta falar um pouco sobre a texturas das próteses de silicone que podem ser lisas ou texturizadas.
TEXTURAS


Prótese texturizada:

  
  O implante texturizado tem a superfície áspera, por isso quando implantado através da cirurgia ele tende a permanecer na posição em que foi colocado pois sua superfície áspera se adere aos tecidos do seio. Ele também apresenta menos risco de contratura capsular, porém, o implante texturizado é mais propenso a acumular fluidos (deformidades) ao seu redor.

Prótese Lisa:
 
  O implante liso apresenta  menor taxa de enrugamento, porém é mais fácil  o seu descolamento para um lugar nada apropriado.

PREENCHIMENTOS: 

  Quanto ao seu preenchimento, o implante pode ser tanto de gel de silicone como salina:

Gel de silicone: tanto a prótese texturizada quanto a lisa, são preenchidas com gel de silicone. As próteses de hoje em dia utilizam gel de silicone coesivo e não líquido. Com o gel coesivo não há o risco de vazamento ou de a prótese se romper. Com o preenchimento coesivo a prótese fica com um aspecto bem natural, visto que a palpação e a textura são bem próxima dos tecidos.

Salina: esse tipo de preenchimento ainda não foi aprovado pela Anvisa, porém é o mais utilizado nos EUA e está bem perto de se tornar utilizado no Brasil também. A prótese é inserida ainda vazia e preenchida com soro fisiológico. O preenchimento salino tem a textura mais artificial e corre um maior risco de vazamento do que a prótese preenchida com gel de silicone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário