quarta-feira, 30 de março de 2011

Conselho Federal fica mais rígido com especialistas em medicina estética

   O Conselho Federal de Medicina está estudando impor novas regras aos médicos que dizem atuar ou serem especialistas em medicina estética. A idéia é evitar que médicos não especialistas em cirurgia plástica realizem tais procedimentos.

   Uma das idéias que se está pensando em implantar é proibir o uso do médico em qualquer tipo de anúncio, mesmo seu cartão, por exemplo, de que ele atua ou é especialista em “medicina estética”. Por ser um termo muito abrangente, muitas vezes o paciente é levado a erro e acredita ser aquele médico capacitado para realizar um procedimento de cirurgia plástica. A realização de cirurgia plástica, contudo, pode ser realizada apenas por médicos cirurgiões plásticos.

   Além disso, o ramo da medicina estética não é considerada uma “especialidade” pelo Conselho Federal de Medicina. O argumento é que outras especializações já capacitam o médico a realizar os procedimentos aprendidos no curso de medicina estética, como botox, peelings e preenchimentos de rugas.

   Assim, o alerta sempre útil que fica é que toda pessoa deve evitar se submeter a procedimentos de cirurgia plástica com médicos que não sejam cirurgiões plásticos, visto que, por exemplo, mesmo a mais simples das lipoaspirações não pode ser realizada senão por um cirurgião plástico. Médicos sem essa especialidade não podem realizar cirurgias plásticas, mesmo que atuem na área da “medicina estética”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário