quarta-feira, 2 de março de 2011

Importância da malha cirúrgica no pós operatório

 

  Os cuidados no pós-operatório e as orientações dadas pelo médico são quase tão importantes quanto o ato cirúrgico. Por isso, é importante estar atento as instruções e segui-las adequadamente.
  Um fator importante para o sucesso do pós-operatório é o uso da malha cirúrgica de compreensão.
  Mas qual o efeito da malha? Serve apenas para modelar o corpo?
  A malha usada no pós operatório exerce uma compressão suave e constante, com a finalidade de juntar tecidos que foram traumatizados durante a cirurgia.  
  As malhas também exercem a função de comprimir o espaço intercelular e com isso a água presente no linfa e no plasma sanguíneo não tem onde se acumular. Desta forma as malhas cirúrgicas ajudam a diminuir o inchaço no pós-operatorio. Esta água, quando acumulada pode provocar o edema, ou inchaço.
  Além disso, a compressão  também inibe o sangramento dos vasinhos o que diminui o aparecimento de manchas roxas. Outra importante característica das malhas compressivas é ajudar na cicatrização.
  Na medida em que se diminui o excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, e isso contribui para uma cicatriz mais uniforme e fina, evitando o surgimento de  queloides.
  O uso da malha se inicia logo após o termino da cirurgia. Ainda no centro cirúrgico o cirurgião e sua equipe fazem a escolha do tamanho ideal sempre tomando o cuidado de que a malha faça o efeito de comprimir sem impedir a perfeita circulação sanguinea.
  A malha deve ser usada por um ou dois meses dependendo da cirurgia e da recuperação do paciente. Nesse período a malha deve ser reajustada, pois ela pode perder a elasticidade.
  Além da malha de compreensão um fator importante que pode ajudar muito no pós operatório e a drenagem linfática e também a prática de caminhadas leves. Essas atividades intensificam os efeitos das malhas e ativam o sistema circulatório.
  Todos esses cuidados, contribuem para o resultado da cirurgia plástica e garantem uma recuperação mais rápida e confortável, por isso é importante sempre seguir as orientações de seu cirurgião plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário